Steven, do Liverpool, e Anthony, do Cardiff City, se enfrentarão neste domingo no estádio Wembley. Reds tentam acabar com seca que já dura seis anos.
Neste domingo, o Liverpool terá a chance de quebrar um jejum de seis anos sem títulos na decisão da Copa da Liga Inglesa contra o Cardiff City, do País de Gales, que não conquista um troféu de elite desde 1927. A partida, que será disputada em Wembley, será marcada por um duelo familiar através de dois primos que seguiram caminhos opostos no futebol: Steven e Anthony Gerrard.
Steven é o atual capitão do Liverpool, um dos jogadores mais importantes da história do clube e membro constante da seleção inglesa desde 2000. Já Anthony... bem, esse teve uma carreira menos glamourosa, mas no início, quando eram crianças, os primos deram os primeiros passos juntos na casa da vovó Gerrard. Na época, além da paixão pela bola, os dois tinham em comum a idolatria por um craque búlgaro.
- Hristo Stoichkov era uma das estrelas da Copa do Mundo de 1994. Ele cobrava aquelas faltas incríveis para a Bulgária, assim como fazia regularmente pelo Barcelona. Steven e eu brincávamos na casa de nossa avó fingindo que éramos como ele - lembrou Anthony em entrevista publicada pelo jornal "Liverpool Echo".
Apesar de ser torcedor assumido do Liverpool, o destino foi irônico com Anthony. Os dois jogavam nas categorias de base do Whiston Juniors, quando Steven chamou a atenção do Liverpool aos nove anos de idade. Alguns anos depois, Anthony, que é cinco anos mais novo, foi chamado para treinar com o arquirrival Everton. O futuro zagueiro aceitou e acabou tendo contato com uma outra estrela do futebol inglês: Rooney, doo Manchester United.
- Foi estranho ir para o Everton. Estava jogando pela equipe sub-10 do Whiston com oito anos quando meu pai disse-me que o Everton gostaria que eu treinasse com eles. Eu deixei acontecer e lembro que apenas um garoto esteve acima dos outros, um menino chamado Wayne Rooney - destacou.
Em seu primeiro ano como profissional, Anthony fazia parte da equipe B do Everton, chegou a ser escalado como reserva em alguns jogos da equipe principal e parecia que sua carreira ia deslanchar. Até que ao final da temporada, o técnico David Moyes, que permanece como treinador dos Toffees, chamou os jovens para uma conversa. Gerrard estava confiante de que receberia boas notícias, mas o destino novamente o surpreendeu.
- Estávamos na cantina esperando para ver o que ele iria dizer. Estávamos animados, pensando em comemorar os novos contratos. Moyes me deixou por último, até que disse-me que eu estava dispensado. Naquele momento meu mundo havia acabado - lamentou.
A má notícia veio no ano de 2005, quando Steven já era um ídolo do Liverpool e havia acabado de conquistar a Liga dos Campeões. Anthony acabou dando a volta por cima, transferiu-se para o Walsall, destacou-se e, em 2009, chegou ao Cardiff City.
Em 2012, o primo do "Gerrard do Liverpool" viverá o auge de sua carreira ao jogar diante de um público de cerca de 90 mil pessoas no estádio Wembley. Os dois primos nunca perderam o contato, e quando o Cardiff teve a chance de chegar à Primeira Divisão inglesa na temporada passada, Steven manifestou-se afirmando que estava torcendo pela chegada de Anthony à elite do futebol britânico. Cerca de um ano depois, o dia de Anthony finalmente chegou.